A customização do padrão
- Gustavo Quariguazi
- 27 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Durante muitos anos, o Marketing utilizou o conceito dos 4 Ps para orientar as atividades das suas empresas. Os 4 Ps são uma adaptação do inglês que significa Product (produto), Price (Preço), Place (Lugar) e Promotion (Promoção). Na prática, significa o produto certo, no lugar certo, na hora certa e na quantidade certa. Com o passar do tempo, estes Ps se desdobraram em alguns outros Ps e alguns gurus do Marketing já conseguiram passar dos 10 Ps.
Todas as empresas sabem (ou deveriam saber) que o ativo mais importante que elas possuem são seus clientes. Sem seus clientes elas simplesmente não sobrevivem. Elas perdem a razão e a essência de sua existência que é a de servir àqueles que garantem a sua sobrevivência.
Para atender melhor aos clientes, tornar seus produtos mais acessíveis, se tornarem mais competitivas e reduzirem seus preços, as empresas investiram fortemente em padronização nas últimas décadas. Padronizaram a gestão, os produtos, as pessoas, os currículos, as embalagens, o transporte, o serviço e tudo que fosse possível. No entanto, este esforço não foi em vão. Os preços caíram. A penetração dos produtos, antes inacessíveis, se tornou mais comum e os consumidores ganharam mais poder diante as empresas que já eram e cada vez mais são dependentes deles.
Com essa percepção e foco das empresas para atendimento da necessidade dos clientes, vemos agora uma nova evolução nas relações entre empresas e clientes. Os consumidores se tornaram mais exigentes. O que era feito antes já não é suficiente. As práticas, que antes "atendiam", já não atendem mais com a mesma eficiência. As ferramentas desenvolvidas, precisam ser modernizadas e adaptadas para a nova realidade. O CRM (customer relationship management) nunca foi tão necessário. Novos conceitos como o Big Data surgem e se expandem diariamente. A era da revolução tecnológica não poupa e não poupará ninguém num futuro próximo. A adaptação das empresas se tornou uma questão de sobrevivência.
Surge então o conceito da customização do padrão. Um verdadeiro desafio para as empresas de conseguir prover aos clientes um atendimento personalizado, atendendo suas necessidades sem perder de vista a tão almejada padronização, que foi responsável pela redução dos preços, que fez e faz a felicidade de seus clientes e garante o bom relacionamento e continuidade das relações.
Não basta mais o frio e impessoal e-commerce. Seu cliente deseja ser chamado pelo nome. A empresa agora precisa entender seus hábitos, precisa entender seu comportamento em profundidade. É preciso criar e entregar a solução do problema ou a demanda assim que o cliente se der conta que o problema ou a necessidade existem. As empresas precisam ter a certeza que se as medidas adaptativas e evolutivas não forem tomadas com esse intuito, outras centenas ou milhares de concorrentes, mais modernos, mais antenados, mais atentos e com preços melhores estarão fazendo. E aí voltamos ao conceito inicial do Marketing "o produto certo, no lugar certo, na hora certa e na quantidade certa" onde o "certo" é cada vez mais incerto e o cliente cada vez mais exigente.
Existem inúmeras ferramentas sendo desenvolvidas para auxiliar as empresas nesse processo. Inúmeras empresas estão evoluindo seus processos de gestão. A globalização nunca esteve tão em alta. É possível compartilhar e aprender práticas que estão dando certo em qualquer parte do mundo. Então, o consumidor que já era feliz, se torna mais feliz e as empresas que já eram boas em suas atividades ficam com o desafio de fazer cada vez melhor e evoluírem para atender aos novos mercados que surgem e se desenvolvem. Nada é estático e tudo está mudando o tempo todo.
Cabe a você se atualizar, perceber as tendências. Se enquadrar dentro desse mercado, se posicionar e atuar para não ficar obsoleto num mundo cada vez mais rápido. Ficar parado nesse momento é estar em desvantagem perante o resto do mundo. Países que estão à frente nos mostram o caminho. Podemos aceitar e seguir ou divergir e mudar. Só não podemos ficar parados.
E você? Onde você está nesse cenário? Já encontrou seu caminho? Não deixe de seguir o site www.mudandoomundo.com e também no Facebook - mudandoomundo1
Comments