top of page

O Linkedin funciona?

  • Gustavo Quariguazi
  • 23 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

O Linkedin é uma ferramenta muito utilizada por profissionais do mundo todo como forma de criar relacionamentos profissionais entre pessoas que têm interesses em ampliar seus horizontes profissionais. Até ai, todo mundo já sabe. Mas será que você utiliza o Linkedin da forma correta?


A verdade é que o Linkedin, para muitos, se tornou seu cartão de visitas virtual. Seu currículo online disponível e aberto para qualquer interessado. Isso faz com que o Linkedin seja uma das mídias sociais mais frequentadas na internet. No entanto, uma porcentagem muito pequena de pessoas conhece o verdadeiro potencial desta ferramenta. Abaixo segue os erros mais comuns e como você deve agir.


1 - Linkedin não é Facebook.


Existe uma pressão muito grande dos próprios usuários do Linkedin, para que o mesmo não se torne um "Facebook", onde pessoas compartilham acontecimentos pessoais. Isso é facilmente identificado quando vemos alguém postando assuntos não relacionados com atividades profissionais. É uma enxurrada de comentários de pessoas recriminando a iniciativa. Deixe os assuntos relacionados à sua academia, almoço, roupa nova, fotos e acontecimentos familiares para o Facebook. O público do Linkedin "não se interessa" por essas coisas.


2 - Não se lembre dos amigos apenas quando você precisar deles.


Esse , sem dúvida, é o maior erro que um profissional pode cometer. Todas as pessoas tem altos e baixos e é muito comum vermos pessoas buscando ajuda nos momentos de baixa. Se você não teve um relacionamento regular com seus contatos durante os momentos em que você estava em alta, não espere receber ajuda nos momentos de baixa a menos que vocês tenham tido um relacionamento pessoal muito bom com os colegas quando tiveram a oportunidade de trabalhar juntos. O Linkedin te ajuda nisso indicando os aniversários de nascimento e de companhia, mudanças de emprego, status. Não custa , pelo menos uma vez ao ano, dar aquele "alô" aos seus ex-colegas. Assim você será sempre lembrado naqueles momentos de dificuldade como um amigo e não como um oportunista atrás de vagas.


3 - Compartilhar perfis.


As relações de trabalho são muito complicadas. As pessoas têm interesses diferentes e sabemos que a convivência diária nem sempre é uma coisa prazerosa. Desta forma, como você indica aos seus amigos uma pessoa que você não conhece? Como você pode garantir que aquela pessoa irá honrar a sua indicação e trabalhar de forma comprometida para alguém ou alguma empresa? Se o intuito é ajudar alguém, porque você não faz um bate-papo antes? Além de você ter uma percepção melhor sobre aquela pessoa, ajuda a fortalecer os laços de amizade e você se sentirá mais confortável em compartilhar o perfil daquela pessoa com a sua rede de contatos e ao invés de fazer SPAM, você pode recomendá-la para pessoas específicas que possam ter interesse pelo perfil dela de forma muito mais pessoal.


4 - Compartilhamentos de vagas.


O Linkedin é um grande balcão de vagas e profissionais. São pessoas em busca de emprego ou vagas precisando ser preenchidas por pessoas. Dessa forma, não guarde as oportunidades somente para você. Divulgue, compartilhe, curta. Todas essas formas são suficientes para as vagas alcançarem a sua rede e a rede de sua rede. Se houver interesse pela vaga, é possível haver um contato prévio co o divulgador. Antes de atirar para todos os lados e aplicar para a vaga, entenda do que ela se trata. Veja se a região está adequada ao que você espera, se as funções são compatíveis com sua experiência. Dessa forma, as vagas serão disputas de uma forma mais eficientes por pessoas que a empresa realmente busca. Aplicar para todas as vagas que você recebe porque você está desempregado, é um erro. Se a vaga não lhe serve, divida com a sua rede.


5 - "Quer trabalhar no exterior, ganhar milhões por mês com pouco esforço? Gostaria de ver minha planilha ultra super mega power? Deixe aqui seu e-mail"


Infelizmente as pessoas ainda acreditam nestes tipos de promessa. Não existe dinheiro fácil e nem distribuição seletiva de ferramentas. Se você tem uma planilha, ferramenta ou arquivo maravilhoso, você pode compartilhá-lo de imediato. Além disso, se você possui uma proposta maravilhosa de enriquecimento rápido, você também pode divulgá-la de imediato. não é necessário e-mail de ninguém para isso. 99% dessas propostas servem apenas para captar e-mail e fazer SPAM depois.


6 - Função : Em busca de recolocação, disponível, desempregado.


Esse é um erro comum que te manterá longe das vagas e dos recrutadores. O mecanismo de busca do Linkedin irá buscar os profissionais exatamente por suas funções e atividades. Se você coloca essas descrições no seu perfil, você NUNCA será localizado. Então, mantenha sempre no título do seu perfil, a sua área de atuação e/ou interesse. Dessa forma, você aumenta as chances de ser localizado no Linkedin.


O Linkedin usado de forma correta funciona e é uma excelente ferramenta de divulgação e atualização. Você pode participar de grupos de discussão e conhecer profissionais alinhados com a sua área. Use e abuse das funcionalidades de forma correta e você terá uma poderosa ferramenta capaz de alavancar seu sucesso profissional atingindo o público certo. Dedique-se alguns minutos do seu dia para dar atenção a ele.

 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page