top of page

A busca por um emprego

  • Gustavo Quariguazi
  • 2 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

A realidade de muitas pessoas, infelizmente, não é como a felicidade estampada nas redes sociais de lugares chiques, caros, bons carros, boas roupas, viagens, casas, etc.


Se você vive no mundo e principalmente no Brasil, já deve ter percebido que essa vida de felicidade e recursos ilimitados não passa de fantasia para encher as redes sociais com sentimentos que beiram a loucura. Porque uma pessoa se prestaria a perder tempo postando momentos de felicidade passageira apenas para gerar inveja nas demais pessoas? Fazemos isso porque somos bombardeados diariamente com informações de que para sermos aceitos na sociedade precisamos estar dispostos e aptos a consumir tudo aquilo que tenhamos vontade.


Para que, de fato, possamos fazer isso, devemos ter recursos suficientes que garantam que os nossos desejos possam ser comprados. Isso mesmo! Tudo tem um preço e por mais que tudo pareça fácil e instantâneo, muitas pessoas só podem se dar esse luxo após anos e anos de muito trabalho e muitos sacrifícios (que dificilmente serão compartilhados nas redes sociais). No entanto, esta vida social que se multiplica nas redes sociais numa velocidade tão rápida quanto a própria evolução da tecnologia, cada vez mais cria um bando de pessoas alienadas que, quando olham para sua realidade, geralmente se frustram por não poder usufruir das mesmas mordomias ou comprar as mesmas coisas que foram postadas apenas com o intuito de gerar a ilusão de uma vida feliz.


A vida real está bem distante dos comerciais e das imagens criadas para estimular o consumo. Isso nos leva ao nosso primeiro ponto:


1 - Tenha consciência!


Parece uma frase simples. No entanto, se você está na busca de um emprego, você precisa saber que alguns degraus precisam ser subidos antes que você alcance o seu tão sonhado e almejado status. Você precisa saber que tudo leva tempo e que toda jornada começa com um primeiro passo. Se você já está empregado, seu caminho é mais "fácil" pois seu ponto de partida será exatamente aquele em que você está naquele momento. Se você está desempregado, precisará fazer algumas concessões. A negociação de seu salário e das suas atividades dificilmente será ditada por você e você precisará seguir aquilo que estão lhe oferecendo. Neste momento, você precisa ter a humildade de olhar para dentro de si, reconhecer o seu valor e negociar com a empresa aquilo que você acha justo em relação ao trabalho que você irá prestar. Nada de assumir responsabilidades para as quais você não está preparado ou mentir para conseguir aquele maravilhoso salário que resolveria todos os seus problemas. O seu desespero por conseguir a vaga pode se tornar uma relação muito traumática em um futuro não muito distante e as consequências poderão ser piores do que se você tivesse optado por não aceitar a vaga.


2 - Trabalhe naquilo que te faz feliz


Eu sei que essa frase parece batida e você já deve ter percebido que não é tão fácil assim. Talvez aquilo que te faça feliz não lhe trará o melhor resultado financeiro ou você não terá vastas oportunidades como se pegasse um trabalho convencional. Mas tenha certeza que acordar todo dia fazendo aquilo que você gosta lhe trará a motivação para reconhecer e seguir caminhos que lhe trarão com o tempo toda a recompensa que você merece e deseja. Quando você trabalha naquilo que te faz feliz, o seu sucesso já está 50% garantido. A sua disposição para aprender, investir e inovar automaticamente trará par a empresa excelentes referências a seu respeito. Com o passar do tempo, você será capaz de buscar sempre um passo a frente com competência e qualidade.


3 - Conheça a ti mesmo


Esta frase bíblica proferida há mais de 2000 anos nunca foi tão atual. Procurar um emprego não é uma simples questão de pesquisa. É preciso ter foco e estratégia. É preciso que você conheça as suas habilidades e limitações. O conhecimento destes 2 fatores irá fazer com que você tenha auto confiança e tome decisões certas. O mundo é muito grande e em algum lugar dele há um lugar para você. A sua busca por um emprego é reflexo da busca de uma empresa por um empregado. Logo, por mais que você ache que está em uma situação desfavorável, você nunca deve deixar de usar a sua experiência e seus conhecimentos a seu favor na hora de negociar com a empresa a sua entrada. O único jeito de se fazer isso é tendo plena consciência das responsabilidades que você é capaz de suportar. Muitos acham que estão prontos ou que, conseguindo a vaga, irão "se virar". Para quem já passou por essa situação, sabe que não é bem assim que as coisas funcionam.


Todos estes tópicos merecem ser abordados em outros posts com mais detalhes. A lista é muito mais extensa. A busca por um emprego, assim como o desenvolvimento pessoal começa sempre por mudanças na sua forma de pensar. É um processo de amadurecimento muito grande e o profissional precisa se reinventar o tempo todo até atingir o melhor de si mesmo.


Mude a você e assim, mudaremos o mundo.



 
 
 

Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page