Motivação ou Automotivação?
- Gustavo Quariguazi
- 11 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Motivação é indispensável para que haja ação. Ninguém faz nada se não houver um motivo seja pessoal ou para atender à desejo de terceiros. A diferença na escrita é pequena mas a diferença na concepção da palavra é gigantesca.
Todos os dias, milhões de pessoas são motivadas a agir e muitas vezes contra sua vontade. O mundo real funciona desta forma. Você precisa agir para não ficar para trás. Enquanto você fica parado, o resto do mundo está se movendo e ninguém quer ficar por último nessa corrida. Difícil mesmo é encontrar o motivo certo para agir. E para aqueles que já encontraram, sabe que isso faz toda a diferença.
O nome dessa diferença é materializado pela inclusão da palavra "auto" na frente da palavra "motivação". Quando se encontra o motivo certo, não é mais necessário que a motivação seja externa. Seja o motivo que for, o indivíduo passa a perseguir um objetivo claro e definido de forma positiva, regular e persistente. Os resultados virão na seguida, mais cedo ou mais tarde.
Muitas vezes é difícil encontrar esta motivação por si só. O mundo nos absorve diariamente das mais variadas formas e pouco tempo para pensarmos em nós mesmos. Este é o maior erro que uma pessoa pode cometer, pois ela passa a viver uma vida sem sentido dia após dia numa vida sem objetivo.
Quando o indivíduo reconhece esta condição, cabe a ele pegar novamente as rédeas de sua vida, entender o que está acontecendo e começar a agir. Novamente procurando as motivações corretas e ter novamente os objetivos claramente delineados. Após esta etapa, deve-se recomeçar a etapa de buscar aquelas motivações "mais importantes", traçar estratégias e assim resgatar a sua automotivação. Depois disso, cumprir o plano traçado e seguir em frente sem desvios.
Motivação e automotivação são sentimentos positivos. Ambos te direcionam e levam à algum lugar. Os dois farão com que o indivíduo se movimente. Um é forte mas o outro é poderoso e o sentimento de dever cumprido por ter chegado a algum lugar é impagável.
Não se deixe abater pelos momentos difíceis da vida. Seja pela busca de um emprego, pelas negativas encontradas, pelo desânimo, nunca desista dos seus sonhos. Motive-se e automotive-se diariamente. Este é o combustível dos grandes feitos, onde o agente principal é você. Não dá para terceirizar esta responsabilidade. As ajudas podem aparecer pelo meio do caminho, mas no final, somente você poderá dizer se o objetivo foi atingido ou não.
Mude a você e assim, mudaremos o mundo.
Comments