top of page

Preciso de um aumento! Será que eu mereço?

  • Gustavo Quariguazi
  • 27 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O grande motivo de insatisfação de muitos profissionais é achar que o que eles ganham não está a altura do seu trabalho desempenhado. Pode ser que isso seja verdade, mas será que você já pensou com seriedade a respeito?


No mercado capitalista, tudo tem um valor e esse valor é determinado por diversos fatores. Lembre-se que quando você é contratado por uma empresa e esta te oferece o salário X, você aceitou. O aceite pode ter sido devido à diversas circunstâncias. No entanto, é inegável que você aceitou aquela proposta para realizar aquelas tarefas.


Com o passar do tempo, é natural que você irá aprender a realizar suas atividades e dependendo do tempo que você execute a mesma função, chegará a se tornar perito(a) nela, sabendo todos os detalhes, como fazer de forma mais rápida, com poucos erros, etc.


É nesse momento que a pessoa acha que ela merece um aumento. No entanto, se houver uma reflexão minimamente superficial, você perceberá que o que você está fazendo é exatamente aquilo que esperavam de você para a posição que lhe contrataram. Não é verdade? Ou seja, você realmente acha que merece seu aumento por executar de forma correta, sem erros, todas aquelas tarefas para as quais você foi contratado(a)?


As pessoas tem seu valor definido pela importância que elas representam para sua organização. O quanto você será valorizado, será diretamente proporcional aos retornos que você gera, ou à falta que você irá fazer. Ninguém é insubstituível, mas alguns fazem e farão falta. Para esta falta, existe alguns mecanismos que as organizações se utilizam para tentar manter o empregado satisfeito e leal à empresa. Uma delas, é concedendo o retorno financeiro ou, o famoso aumento.


Sempre que você achar que é hora de discutir com o seu chefe sobre o seu aumento, tenha certeza que a primeira pergunta que lhe será feita é: "E porque você acha que merece um aumento?" . Então é bom que você esteja preparado para a resposta. Analise seus companheiros. Veja se você entrega mais do que eles. Analise o mercado, veja se o seu trabalho está em alta e se você teria condições de ganhar mais fora dali, verifique se foi incluído dentro da sua rotina, atividades, que antes não estavam previstas. Verifique as melhorias que você proporcionou e qual o resultado que isto está gerando ou gerou para a empresa. Se você se sentir confortável com alguma dessas situações, então é hora de pedir o seu aumento.


Depois disso tudo discutido, pensado e analisado, a empresa não reconhece as suas realizações, e mesmo tendo condições de lhe dar um aumento, ele é negado. Cabe então a ela te dar um feedback (e você exigir, caso não o façam). Analise se realmente os argumentos fazem sentido e melhore! Nesse caso, cabe um acompanhamento de perto do RH ou mesmo um acordo com seu chefe de entrega. Ou seja, combine com ele(ela) que caso você tenha o desempenho esperado você deverá então ser recompensado(a).


Agora, se você identificar que estão apenas te enrolando para te manterem onde você está. Talvez seja hora de você procurar um outro lugar para mostrar o seu talento.


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page