Uber coloca em atividade o primeiro veículo autônomo
- Gustavo Quariguazi
- 16 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Em meados de 2014, o Uber deu uma missão ao centro de tecnologias avançadas (ATC em inglês) em Pittsburgh: Colocar em operação o primeiro carro autônomo. Em Setembro de 2016, a missão foi cumprida e o primeiro carro autônomo entrou em testes, como prometido.
Este é um grande passo para o futuro dos transportes e possibilitará criar uma alternativa interessante para uma grande questão a ser resolvida nas grandes cidades: A redução da quantidade de veículos nas ruas.

Obviamente, não podemos prever exatamente o futuro dos transportes, mas o desenvolvimento dos veículos autônomos tem um enorme potencial nesse cenário futurístico. Esta tecnologia poderá causar incrementos na qualidade de vida da sociedade em geral a partir do momento em que conseguirá reduzir o número de acidentes de trânsito que atualmente mata 1,3 milhões de pessoas por ano, liberará aproximadamente 20% do espaço das cidades do mundo atualmente utilizados para estacionamento de mais de 1 bilhão de carros e a redução dos congestionamentos que atualmente são responsáveis pelo desperdício de trilhões de horas todo ano.
Ainda existem várias questões sobre esta tecnologia mas ainda é muito cedo para tentarmos respondê-las. Por enquanto, o veículo em teste ainda possui um motorista para garantir que tudo funcione perfeitamente em diversas situações, inclusive em situação de más condições meteorológicas.
Mesmo após todos os testes realizados, o Uber ainda acredita que sempre haverá uma cooperação entre motoristas e veículos devido às necessidades que somente uma pessoa será capaz de efetuar conforme necessidades que surgirem no dia-a-dia.
Como sempre falamos aqui, a tecnologia é capaz de criar novas oportunidades e alterar as existentes. Muitos apostaram que as máquinas de atendimento automático dos bancos acabariam com os serviços bancários atuais. No entanto, a verdade mostrou que, com a redução de custos de funcionamento, mais empregos foram criados e mais agências foram abertas. No caso do Uber, haverá carros rodando 24 horas por dia o que demandará maiores serviços de manutenção, por exemplo.
Outras empresa também estão na corrida dos carros autônomos, como a Google, Apple e Tesla. Com isso, temos certeza de apenas uma coisa. O mundo inteiro irá ganhar com o desenvolvimento desta e das demais tecnologias que serão criadas e colocadas em prática em breve.
Fontes:
https://newsroom.uber.com/pittsburgh-self-driving-uber/
Comments