Os smartphones como você conhece deixarão de existir em breve
- Gustavo Quariguazi
- 16 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Aqueles que viveram na década de 90 presenciaram o surgimento do telefone celular. Uma revolução na forma como as pessoas se comunicavam. Era o surgimento da era de comunicação instantânea muito antes desse conceito ser propriamente definido. Em qualquer lugar (respeitando os limites geográficos possíveis), um indivíduo pegaria seu dispositivo carinhosamente apelidado de "tijolo" ou "tijolão" e poderia se conectar , através de uma ligação, a outros telefones.
Rapidamente se tornou moda, depois status, e hoje, uma necessidade. Este invento causou uma disrupção na tecnologia da época e a forma como nos relacionamos com os telefones atualmente. Muitas pessoas já optaram por ter somente telefones celulares em suas casas o que também tirou a utilidade das famosas "secretárias eletrônicas".
No início do ano 2000, houve uma revolução tecnológica, chips se tornaram menores e mais potentes. A tecnologia foi capaz de reduzir os componentes e o "tijolão" passou a ser um pequeno aparelho que era capaz de ser transportado em qualquer bolso. Com o avanço da tecnologia, o aparelho que antes só fazia e recebia ligações incorporou tantas funções e aplicativos, que atualmente existem milhares de funções altamente personalizáveis e que fazem com que este aparelhinho se torne desejado por toda a população do planeta.
A geração que nasceu nessa época nem imagina como era a vida antes destes aparelhos maravilhosos e possivelmente nem imaginam como era possível existir vida sem um smartphone. A má notícia é que todo esse fervor causado pelo desenvolvimento desta tecnologia está com os dias contados. Se você investiu ou investe montantes consideráveis de dinheiro para se manter atualizado com o que há de mais moderno, já deve ter percebido que de uma versão para outra, as mudanças já não são mais tão aparentes. Não há mais a expectativa de encontrar funções únicas nunca vistas antes (embora uma ou outra, sejam realmente inéditas).
Então, você já deve estar percebendo que esta desaceleração nos lançamentos já é um sinal que este produto já atingiu a sua maturidade e se encaminha para o seu declínio. Não significa que não nos beneficiaremos mais de suas funções. Significa que em pouco tempo, estas tecnologias sofrerão mudanças para atenderem às novas necessidades dos consumidores. Já vemos isso acontecendo de forma sutil, como o surgimento dos smartwatches , sistemas de computação integrados aos veículos com diversas funções, novos dispositivos, etc...
Alguns fabricantes já desenvolvem telas em 3D que não necessariamente precisam de uma "tela", telas flexíveis que se moldam ao corpo, óculos especiais, casas com recursos inteligentes. E aos poucos, o smartphone vai se tornando algo diferente do que é atualmente. Talvez ele não deixe de existir, apenas mudará a sua forma e a relação que temos com ele.
Enfim, mais tecnologias são criadas diariamente e se você acha que os smartphones serão assim para sempre e o seu Iphone sempre será a tecnologia mais avançada do mundo e você nunca mais deixará de escorregar seus dedos pelas telas, pense bem.

Comments