Com esses inventos, sua bicicleta tradicional se tornará uma bicicleta elétrica
- Gustavo Quariguazi
- 30 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Você já pensou em ter uma bicicleta elétrica? Cada vez mais as grandes cidades demandam alternativas de transporte para aliviar o trânsito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que atualmente desperdiçam grande parte de suas vidas no trânsito.
Este tempo improdutivo é responsável por não permitir que muitas pessoas compartilhem momentos em família, invistam em saúde, educação ou utilizem para o lazer em geral. Perder tempo no trânsito já está tão enraizado em nossas rotinas, que nem nos damos conta disso.
Uma das formas de fomentar a redução de veículos nas rodovias é a utilização de bicicletas. Diversos prefeitos de cidades grandes e pequenas tem investido recursos consideráveis para promover o uso da bicicleta. É um veículo acessível, não poluente e que pode ser utilizado por praticamente qualquer pessoa para percorrer distâncias curtas/médias. E o ciclista ainda acumula todos os benefícios associados à prática do exercício físico.
Em países desenvolvidos , onde há um respeito por parte dos motoristas em relação aos ciclistas, este meio de transporte é muito utilizado. As cidades contam com estruturas de guarda da bicicleta e até mesmo trocadores, onde os ciclistas podem se arrumar para o trabalho.
Pensando nisso, antecipando tendências e seguindo o mercado, algumas empresas já estão desenvolvendo dispositivos capazes de transformar qualquer bicicleta convencional em uma bicicleta elétrica.
O Rubbee, uma invenção do lituano Gediminas Nemanis junto à sua brilhante equipe de engenheiros, é um dispositivo engenhoso permitindo que qualquer pessoa com uma bicicleta convencional possa convertê-la para experimentar todos os benefícios de uma bicicleta elétrica, em minutos, facilmente. Esta unidade do tamanho de uma lancheira, carrega tecnologia e design capazes de fazer uma transição simples e sem uso de ferramentas.
O Rubbee tem uma performance de distância de 25 km, com carga completa, que pode ser carregada em 2 horas, em tomada padrão. Fixo na roda traseira, esta bateria compacta usa rolos que esfregam com aderência no pneu traseiro, em condições molhadas ou secas. Com o uso de um acelerador simples que é instalado rapidamente ao guidão. O motor do Rubbee reconhece intuitivamente o alcance de alta velocidade, fazendo-o se desligar ou diminuir a aceleração ao atingir velocidades mais altas, utilizando um pedal Sensor ou PAS. Uma luz de LED se acende indicando o desligamento do dispositivo, assim como para informar a necessidade de recarga. (http://www.rubbee.co.uk/). O Rubbee tem um preço estimado de 700 Euros.
Outro produto bem interessante é o Georbital (https://www.geoo.com/). O Georbital possui 2 tamanhos, e segundo seu fabricante, ele serve na maioria das bicicletas de adulto vendidas no mercado. Seu preço estimado é de 800 dólares e começará a ser comercializado em 2017.
Desenvolvido por engenheiros que trabalharam na Ford e na SpaceX, o Georbital pode chegar a atingir a velocidade 32 km/hora. Já a carga da sua bateria, vai permitir percorrer 50 km.
O pneu é feito de espuma de alta densidade, a prova dágua. Com este material, você não precisará se preocupar em encher o pneu, nem com pneu furado… e terá a mesma sensação de estar usando pneu convencional.
Uma coisa legal, é que você pode desligar o motor e pedalar normalmente na sua bicicleta, caso queira! Fazendo isso, você estará carregando a bateria do Georbital. O Georbital possui também uma porta USB, para carregar seu celular! Genial!
E se você se acha que esses projetos irão parar por aí, na verdade, saiba que é só o começo. No futuro essa tecnologia poderá ser expandida e utilizada para movimentar qualquer veículo que utilize rodas. Como patinetes, skates, patins, etc. Permitirão uma mobilidade individual através de veículos leves, relativamente simples através de caminhos alternativos que não podem ser percorridos pelos meios de transporte convencionais.
Gostou dessa matéria? Curta nossa página no Facebook e assine nossa newsletter. O mundo está mudando e você precisa estar preparado.
Fontes:
http://www.ideagrid.com.br/design/dispositivo-para-converter-bicicleta-eletrica
http://www.rubbee.co.uk/
https://www.queromaisdicas.com.br/transforme-sua-bicicleta-comum-em-uma-bike-eletrica/
https://www.geoo.com/
Comentários