Exoesqueletos. Você ainda terá um.
- Gustavo Quariguazi
- 22 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Atualmente, existem diversas iniciativas para que a humanidade prolongue sua vida ao máximo. Cada vez mais, novos tratamentos e terapias são descobertas capazes de nos tornar mais jovens e aptos a realizar atividades que só era possível realizarmos quando jovens.
Pensando nisso, diversos cientistas e engenheiros estudam e aplicam seus conhecimentos para desenvolver a simbiose perfeita entre humanos e máquinas. Porque interferir na genética humana , se tudo que precisamos é de um implemento capaz de nos fornecer a habilidade que precisamos?
Com este conceito, cada vez mais, vemos os exoesqueletos se popularizando e fazendo parte do nosso cotidiano. Sem dúvida, a utilização destas máquinas é bem menos invasiva do quequalqu er modificação propriamente dita no corpo humano.
O esqueleto humano é responsável pela sustentação de nosso corpo e proteção de órgãos vitais. A única diferença dos exoesqueletos para o nosso esqueleto natural, é que estes se encontram fora do corpo humano e não são revestidos por nossos tecidos. Também não precisam de nosso sangue e nem de nenhum nutriente para se tornar funcional. Utilizam apenas baterias que podem ser facilmente carregadas.
As aplicações para os exoesqueletos vão de simples atividades como andar e se locomover, como conferir ao usuário, algumas condições sobre humanas para o carregamento de objetos pesados, andar longa distâncias sem se cansar. Habilidades impossíveis condições naturais. Também pode ser utilizado para suporte a funções básicas para pessoas que já não conseguem realizar determinadas atividades e mesmo atividades antes impensáveis de serem realizadas pela limitação do corpo humano.
Abaixo , segue uma série de vídeos demonstrando a versatilidade e aplicação de diversos tipos de exoesqueletos. Sem dúvida, a popularização, barateamento e utilização de materiais mais leves e acessíveis tornarão, em muito pouco tempo, estes itens, parte de nossas vidas.
Comments