Novo método pode detectar diversos tipos de câncer com apenas uma gota de sangue.
- Gustavo Quariguazi
- 10 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Todos nós sabemos que o câncer faz vítimas diariamente. A verdade é que ninguém está imune a ele. Ainda não conseguimos saber ao certo como tratá-lo e como dar ao paciente tratamentos eficazes sem que a sua saúde seja gravemente afetada e muita vezes, a batalha é perdida.
Existem diversos tipos de câncer e diversos tipos de tratamentos. A descoberta da doença na fase inicial é muito importante e aumenta e muito a chance de cura. Tudo isto é avaliado caso a caso. Quem já teve algum conhecido com esta doença sabe o sofrimento que envolve todas as pessoas próximas ao paciente.
Para tentar reduzir um pouco o sofrimento dos pacientes, está sendo testado um método novo de identificação da doença que necessita de apenas uma gota de sangue. Vale lembrar que atualmente é necessária uma cirurgia e coleta do tecido para que se possa identificar com precisão o tipo e agressividade do câncer.
O teste foi desenvolvido na Suécia, pela Universidade de Umea e ainda não é 100% eficaz. No entanto, foi capaz de identificar os tumores com 96% de precisão. O nome do teste se chama RNA de plaquetas ou "biópsia líquida"
Para validar o teste, foram recolhidas amostras de sangue de 283 indivíduos. Entre este grupo, 228 pessoas tiveram algum tipo de câncer, enquanto o restante (55 pessoas) não mostrou nenhuma evidência da doença.
As análises compararam perfis de RNA nas amostras de sangue. Os pesquisadores foram capazes de identificar o câncer entre os pacientes com níveis variados de sucesso. Em 39 pacientes onde o câncer foi detectado de forma antecipada, eles foram capazes de identificar e classificar o câncer com precisão de 100%. No teste seguinte, o sistema não foi igualmente eficaz, mas mesmo assim produziu bons resultados. Os cientistas identificaram a origem de tumores com uma precisão insuperável de 71% em pacientes com câncer diagnosticado no pulmão, mama, pâncreas, cérebro, fígado, cólon e reto.

Os autores do estudo não estão sugerindo que este tipo de método de “biópsia líquida” deva substituir outros sistemas de detecção de câncer, mas se a técnica for refinada, ela poderia ser um grande avanço para médicos e pacientes, especialmente para permitir meios mais simples de identificar a doença em seu início. Um dos coautores do teste disse que foram identificadas quase todas as formas de câncer, provando que as biópsias à base de sangue têm um imenso potencial para melhorar a detecção precoce do câncer.
Nos resta esperar por mais esse avanço na luta contra esta doença terrível. Sem dúvida, os avanços tem sido muito promissores. Devemos aguardar o dia em que esta doença será tratada como outra qualquer e com total chance de recuperação para os pacientes.
Fonte:
http://www.fapemig.br/novo-teste-pode-identificar-cancer-com-uma-unica-gota-de-sangue-com-precisao-de-96/
Comentarios