Peatónito - Um super herói de verdade a serviço dos pedestres
- Gustavo Quariguazi
- 8 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Ele não tem super poderes, não voa, não luta e não é famoso mas promete causar uma revolução na Cidade do México. Essa figura se chama Jorge Canez, um cientista político de 29 anos, que nas horas vagas se dedica a combater a falta de educação dos motoristas através de seu personagem chamado Peatónito.

Para combater a corrupção que se formou na Cidade do México com a obtenção de licença para dirigir, a Cidade aboliu a necessidade de aulas e exames de direção. Na prática, isso significa que basta você pagar e você já pode sair dirigindo por ai. Qual a chance de isso dar certo? Então, esta atitude da prefeitura vem gerando um aumento dos casos de falta de educação no trânsito.

O nosso herói Peatónito veste uma máscara de todos os dias e sai às ruas combatendo a "ditadura das rodas". Ele conta com seu bom humor para educar os motoristas desaviados e se coloca em posição, como se estivesse fazendo força e removendo um carro da fixa de pedestres, por exemplo. Além disso, ele pinta faixas de pedestres e convence alguns camelôs a desobstruir a calçada para permitir que os pedestres possam utilizá-las.

Na Cidade do México há pelo menos uma morte por atropelamento por dia no trânsito. Essa constatação motivou Canez a se mascarar e fazer alguma coisa para mudar a sua realidade. Canez acredita que seja necessária uma aplicação mais efetiva da lei. Segundo ele, os policiais nem sequer advertem quem para os veículos nas faixas de pedestres ou nas calçadas. Isso é um trabalho para um super herói!


A escolha da máscara e da cor de seu uniforme é uma referência às faixas de pedestres. Sua iniciativa já incentivou a formação de outros 5 grupos que também defende as causas em favor dos pedestres. Canez colocou Peatónito sob a licença Creative Commons. Qualquer pessoa pode ir às ruas com as roupas de lutador e combater os maus condutores. Cáñez conta que já aparecem alguns em outras cidades. Será, nas palavras dele, uma “grande luta livre pelo direito de caminhar”.

Diante de sua fama, alguns políticos estão tentando usar suas bem feitorias a favor de campanhas de incentivo para um trânsito mais solidário. No entanto, Canez se declara apartidário e só irá participar das ações que ele julgar positivas. Como todo super herói, o grande Peatónito se sente mais confortável agindo à margem da sociedade. Sem dúvida, ações pequenas como essa mudam o mundo e suas ações são apoiadas por 90% das pessoas (incluindo motoristas) abordadas.
Comments