Lava Mae - O Projeto restaurador da dignidade humana
- Gustavo Quariguazi
- 26 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Dignidade pelo dicionário significa: Qualidade de quem é digno, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência, com honestidade. É um substantivo feminino, que vem do latim dignitate, que significa honradez, virtude, consideração.
A dignidade de um indivíduo representa a sua “integridade moral” e um ataque a essa dignidade é caracterizado como “danos morais” e se na justiça é provado o contrário é cabível uma reparação do acusador. O indivíduo que incita, que afronta ou ataca a dignidade do outro é denominado “ultrajante”.
Dignidade é também uma qualidade moral que inspira respeito e consciência de si mesmo, é o amor-próprio, o brio, porém, quando esse amor-próprio torna-se exagerado esse sentimento é transformado em “orgulho”, em soberba.
Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, que não é passível de ser substituído por um equivalente.
Dessa forma, a dignidade é uma qualidade inerente aos seres humanos enquanto entes morais e éticos. A dignidade é totalmente inseparável da autonomia para o exercício da razão prática, é por esse motivo que apenas os seres humanos revestem-se de dignidade.
Bem definido esse conceito, vamos ao projeto! O prjeto chama-se Lava Mae e foi criado em São Francisco na Califórnia, quando a fundadora do projeto, chamada Doniece Sandoval ouviu de uma moradora de rua, aos berros, dizendo que ela jamais seria limpa.
As pessoas não pensam nessa situação, mas como é possível para uma pessoa sem um lar se manter limpa e com uma aparência digna? Na maioria ds vezes isso não é possível, o que vai tornando a imagem da pessoa desfigurada e não aceita pelas demais pessoas que passam a tratá-la como um ser indesejado e com desprezo. Esta, se sentindo indesejada, passa também a não se relacionar com outras pessoas, levando, na maioria das vezes, à uma exclusão total.
O projeto transforma ônibus em banheiros ambulantes. Lugares onde pessoas que normalmente não tem acesso a um simples banheiro pelo fato de morarem na rua, possam atender sua necessidade básica de estar "limpa" e usar um banheiro apropriado com saneamento adequado, livrando-os de doenças causadas pela falta de higiene.

E quem pensa que o projeto somente se limita a isso, está enganado. O projeto vai muito além! Eles buscam parcerias com outras organizações sem fins lucrativos para encaminhar estas pessoas e atender as suas demais necessidades. Como por exemplo, acompanhamento psicológico, encaminhamento para emprego, vestimentas, alimentação, etc.
O projeto tem várias formas de ser conhecido e ajudado. Segue os contatos:
http://lavamae.org/
https://www.facebook.com/LavaMae.org/
https://twitter.com/lavamae
https://www.youtube.com/channel/UCgAN57F5AnMMjSoi1RaRBDw
Sem dúvida esse tipo de projeto resgata o ser humano que há muito tempo foi perdido e traz novamente o indivíduo para a sua condição de dignidade. Este projeto muda o mundo!
A maravilha é que no Brasil também existe. Um empresário baiano, Claúdio Lacerda da Silva, juntamente com um amigo criou o “Reboque Solidário”, um equipamento que foi transformado em banheiro itinerante, onde funcionam dois chuveiros separados, um masculino, o outro feminino. O banheiro viaja por diferentes ruas de Vitória da Conquista, e é equipado com um aquecedor solar Orbis, para garantir água quente, toalhas, além de outros materiais para proporcionar um bom conforto.
O banho solidário acontece uma vez por semana, e atende em média 20 pessoas. O empresário disse que: “É comum ouvir muitos deles cantando enquanto se banham”. Afinal, quem não fica feliz depois de um banho gostoso e novos ares, não é mesmo? Que a ideia se multiplique por todos os cantos do Brasil, em todas as cidades.

Infelizmente os vídeos estão em inglês, mas vale a pena serem assistidos mesmo assim para que vocês possam sentir a energia do projeto.
Fonte:
http://misturaurbana.com/2015/10/lava-mae-onibus-velhos-transformados-em-chuveiros-para-moradores-de-rua/
http://misturaurbana.com/2015/11/na-bahia-empresario-cria-banheiro-para-que-moradores-de-rua-possam-tomar-banho/
Comments