top of page

França obriga Supermercados a doarem alimentos que iriam para o lixo.

  • Gustavo Quariguazi
  • 16 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Imagina encher 9 estádios de futebol com alimentos anualmente. Pois saiba que esta foi a quantidade de comida desperdiçada somente na Inglaterra no ano de 2012. Aproximadamente 7 milhões de toneladas.


Infelizmente, a Inglaterra e outros paises do mundo ainda registrarão números absurdos como este pelos próximos anos. No entanto, a França tomou a frente na questão de proibir supermercados com área superior à 400 m2 de jogar alimentos não vendidos no lixo. Agora, os supermercados são obrigados a doar os alimentos para instituições de caridade e bancos de alimentos. Quem descumprir a ordem, aprovada por unanimidade pelo Senado francês, pode estar sujeito a uma multa de até 75.000 Euros ou até mesmo ser preso.


Para cumprir a Lei, os supermercados devem assinar um "contrato de doação", detalhando os alimentos que estão sendo doados. Do outro lado, as instituições que recebem os alimentos devem armazená-las de forma correta e distribuí-las de forma digna.


Com o início da aplicação da nova lei, as instituições já receberam 35 mil toneladas de bens doados que iriam parar em algum lixão. Isto representa 35% de todas as doações recebidas pelas instituições. As instituições já começaram a convocar mais voluntários para ajudar com a triagem e distribuição dos produtos aos necessitados. É importante ressaltar que um aumento de 15% no volume de doações representam mais de 10 milhões de refeições entregues a cada ano.


"Agora temos de combater o desperdício de alimentos em restaurantes, padarias, cantinas escolares e cantinas de empresas” disse Arash Derambarsh, idealizador da campanha ao jornal britânico The Guardian. Ativistas esperam agora convencer a União Europeia a adotar legislação semelhante nos Estados-Membros.


Esta iniciativa tem um enorme poder multiplicador. Seus efeitos são capazes de se espalhar muito rapidamente e a arrecadação de alimentos ainda bons para o consumo, podem atingir proporções gigantescas capazes de erradicar de uma vez por todas a fome no mundo. Esperamos que essa iniciativa seja difundida e que novos países façam a adesão a este projeto.


Ao Arash Derambarsh, nosso muito obrigado por mostrar ao mundo um caminho melhor.


Fonte:


http://idis.org.br/franca-obriga-supermercados-a-doarem-alimentos-que-seriam-descartados/

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page