Os robôs "humanos" - Você ainda terá um
- Gustavo Quariguazi
- 30 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Alguns assuntos totalmente impensáveis 20 anos atrás não só se tornaram "pensáveis" agora, como são uma realidade e a maioria das pessoas ainda não se deram conta disso. Este é o caso da Robótica.

Enquanto vivemos nossas "simples" vidas, centenas ou talvez milhares de pessoas estão dia e noite aprimorando máquinas para que estas executem atividades que antes eram exclusivas para humanos. Na década de 90, a tecnologia evoluia 1500% a cada ano. Hoje, 25 anos depois, ainda podemos falar de taxas de crescimento e evolução assombrosos ainda acima da casa dos 50% a cada ano. Isto significa que, a cada 2 anos, TUDO aquilo que foi criado e pensado a respeito de tecnologia, se tornou ultrapassado e foram substituídos por coisas antes inimagináveis (antes impossíveis) e mais modernas.
Ficou assustado? Pois fique! Além da mente humana ser capaz de criar a inteligência artificial em computadores, agora eles também opinam e usam todos os seus recursos próprios, cada vez mais modernos, para nos ajudar a criar e multiplicar sua própria "espécie".
Na segunda década do ano 2000, os computadores serão capazes de ultrapassar o conhecimento humano (seja pela capacidade de armazenamento ou pela velocidade de processamento, ou uma combinação dos 2). E então, pela primeira vez, realmente iremos saber na prática o que significa a inteligência artificial em sua plenitude e precisaremos aprender a lidar com esse novo "ser" capaz de interpretar e tomar decisões com a mesma habilidade que antes nos eram exclusivas.
Na prática, estamos falando em pessoas que não precisarão mais fazer quase nada, pois seus "escravos biônicos" serão capazes de realizar qualquer tipo de tarefa, incluindo as mais complexas, sem a necessidade de descanso, alimentação, etc.
Parece uma realidade já vista nas telas de Hollywood em "O Exterminador do Futuro" mas em um futuro próximo (menos de 50 anos) nos fará repensar todos os conceitos éticos e morais como sociedade novamente. E quem pode prevêr que as máquinas realmente não irão nos julgar como "inferiores" e decidam nos exterminar para garantir sua sobrevivência como um novo "ser" absoluto no mundo?
A previsão é que chips inteligentes em pouco tempo tenham um custo próximo a USD 0,01. Ou seja, você poderá ter um chip em absolutamente qualquer objeto, pré programado para realizar qualquer atividade. Não deverá ser incomum você conversar com sua parede, receber as notícias do dia pela sua cadeira, checar suas mensagens no espelho do seu carro (que logicamente, lhe levará ao seu destino sem que você precise se mexer), etc.
Hoje temos muito robôs entre nós. Eles são aplicados em larga escala dentro de indústrias. Nos ajudam em tarefas rotineiras, minunciosas ou perigosas. Eles não possuem exatamente a configuração e o formato de um humano, mas a necessidade de nos relacionarmos com eles e a evolução dos materiais e engenharia criará esta nova realidade como os vídeos abaixo demonstram.
Assim como os computadores mudaram o mundo, os robôs também serão capazes de fazê-lo.
ความคิดเห็น