top of page

Levitação Quântica e o futuro dos transportes

  • Gustavo Quariguazi
  • 23 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

O tema discutido neste post parece ter saído de histórias de ficção científica, mas na verdade, as histórias de ficção científica saíram deste tema. Tudo que envolve a palavra "quântico" é capaz de dar um nó em nossas cabeças. Então, não se sinta mal caso ao final você saia com uma pulga atrás da orelha ou achando que não entendeu nada.


A levitação quântica é uma reação que ocorre quando temos a mistura de supercondutividade e magnetismo.

O disco visto no experimento é formado por camadas extremamente finais de cristais de safira revestidas por um supercondutor e películas de ouro. Esses materiais são envoltos por um plástico resistente e mergulhados em nitrogênio líquido (a necessidade do nitrogênio se dá, pois a supercondutividade dos materiais só ocorrem a baixissimas temperaturas). Caso contrário, Safira e Ouro, você poderia obter em qualquer esquina e realizar o experimento em casa (ser milionário também ajuda).


A supercondutividade do material é tão forte, que não importa o ângulo, a forma como se mexe, ele parece estar fortemente amarrado por cordas invisíveis (e está!).


Muito pouco sabemos sobre a supercondutividade e as aplicações das forças magnéticas em nosso mundo, mas tenho certeza que ainda há muito para ser explorado e dessas pesquisas surgirão diversas aplicações em várias áreas da ciência e do dia a dia.


No Rio de Janeiro, já está em fase de implantação o VLT (veículo leve sobre trilhos), iniciativa que já existe em mais de 400 cidades pelos 5 continentes. O VLT se utiliza do mesmo princípio dos supercondutores e não polui o meio ambiente. Ou seja, o desenvolvimento desta tecnologia já começa a afetar a vida das pessoas em um sistema de transporte que utiliza tecnologia de ponta.


As aplicações são muitas. Quem sabe, num futuro não muito distante, essa tecnologia seja mais acessível e possa ser aplicadas e disponibilizadas para os carros para então termos o primeiro carro genuinamente voador. Ou então, usar esta tecnologia para o transporte de material ultra pesado de um ponto a outro. Pode revolucionar navios, aviões, etc.

Quem quiser entender um pouco mais como funciona alevitação quântica, sob um ponto de vista mais técnico, recomendo os 2 vídeos abaixo:

Fontes:


http://www.vltcarioca.com.br/

http://www.astc.org/

http://hypescience.com/a-impressionante-levitacao-quantica/

http://mobirio.poli.ufrj.br/projeto-basico-vlt/

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page