top of page

O fim dos pneus com ar

  • Gustavo Quariguazi
  • 22 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Parece que o ar que preenche os pneus dos veículos que necessitam de rodas para andar está com os dias contados. Desde que o automóvel foi criado, e as rodas que antes eram de madeiras foram substituídas por rodas revestidas de pneus de borracha, a forma como o ar é aprisionado dentro delas vem evoluindo de tempos em tempos.


No século XIX o ar era introduzido diretamente dentro dos pneus sem nenhum tipo de tratamento. Logo, conforme o rodar do veículo ia se desenvolvendo, o ar ia se perdendo aos poucos pelas laterais e também pela porosidade natural da borracha que nem de perto sonhava em receber as dezenas de tratamentos para reduzir a porosidade e dar resistência à camada externa da borracha.


Com o passar do tempo, e visando reduzir o custo da reparação dos pneus que sofriam danos naturais nas estradas, inventaram a pior coisa que poderia existir para ser colocada dentro dos pneus. A câmara de ar!! A Camara de ar, nada mais é do que um pedaço de borracha com uma resistência muito inferior aos pneus que mantem o ar aprisionado. Quando havia algum furo no pneu, ao invés de substituir todo o pneu, simplesmente era substituída a câmara.


A inconveniência da câmara de ar, é que no caso de uma ruptura, todo o ar aprisionado e expandido pelo calor é liberado de uma vez só, causando uma explosão, o que , em alguns momentos certamente foi responsável por uma série de acidentes em rodovias pelo mundo todo.


Diante disso, as maiores fabricantes de pneu do mundo estão sempre investindo em novas tecnologias tornando os pneus mais resistentes a furos e rasgos. Hojé é possível encontrar no mercado , pneus para qualquer tipo de rodovia e condições de direção (inclusive, infelizmente, aqueles que ainda utilizam câmaras de ar). Para os fabricantes também é interessante a venda de penus mais modernos, pois possuem preços mais elevados. Então, acredito que as câmaras estejam com os dias contados. Seja pela questão da segurança , da vontade das fabricantes ou da conscientização dos consumidores.


Vale lembrar que pneus são utilizados em diversos tipos de veículos, desde ônibus espaciais a patins. E a tecnologia nunca pára de evoluir. Imagina a sua vida sem ter que nunca mais sujar a sua mão na hora de calibrar um pneu, ou então, nunca mais se preocupar com as pedras e pregos no caminho? Pensando nisso, a Michelin desenvolveu um tipo de pneu que não utiliza ar. O sistema consiste em um sistema de dobraduras que confere ao pneu o mesmo conforto e dimensões dos pneus que utilizam ar.


Os testes ocorrem desde 2005 e a princípio eles serão disponibilizados para maquinário agrícola e veículos pesados. Abaixo, o vídeo produzido pela Michelin e alguns modelos de pneus sem ar. Deixo também nas últimas fotos um modelo de pneu já utilizados em bicicleta que não possui ar, mas possuem um tecnologia "simples" e conceito diferente. Quem anda de bicicleta sabe como é ter que estar sempre calibrando o pneu e passar sempre pelo risco constante de ter um pneu furado pelo caminho.


Sem dúvida a tecnologia desse pneu irá revolucionar o mundo, pois, por consumir menos borracha, consequentemente causará um impacto menor no meio ambiente na hora do descarte, além de favorecer o surgimento e aplicação do mesmo conceito para demais veículos e acessórios. Por exemplo: Pára-choques, redutores de impacto, etc.


Fontes:

http://gizmodo.uol.com.br/pneu-michelin-fabrica/

http://acaoeaventura.com.br/site/e-se-o-pneu-da-sua-bike-nunca-mais-furasse/

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page