top of page

Limpeza das Praias - Shoreline Cleanup

  • Gustavo Quariguazi
  • 30 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Uma das iniciativas mais simples que existem e que causam um impacto muito grande na natureza é o trabalho que diversos grupos realizam ao redor do mundo nas praias. O trabalho consiste em reunir pessoas e realizar um "pente fino" nas praias, recolhendo todo e qualquer material que seja estranho àquela localidade.


Na cidade de Vancouver, onde resido atualmente, o aquário da cidade é responsável por organizar este evento tão importante e significativo. As pessoas aqui são tão engajadas e preocupadas com o meio ambiente, que durante um grande vazamento de óleo que ocorreu aqui em 2015, as pessoas foram solicitadas a não tomarem a iniciativa de realizarem este trabalho por conta própria, pois havia material tóxico envolvido e as pessoas não tinham treinamento suficiente para lidar com este tipo de situação.


É triste ver no Brasil e em alguns outros países, ao contrário de Vancouver ,o total descaso com as águas do mar e as regiões costeiras e litorâneas. Muitos animais dependem desse ecosistema para se reproduzirem e manterem o ambiente em equilíbrio.


Você pode ter esta iniciativa de realizar por conta própria ou montar grupos de trabalho. Então, segue abaixo algumas dicas bem simples que podem ser repetidas e ensinadas:


1) Sempre leve sacos de plástico sobressalentes para a praia

Antes de ir embora, dedique-se , pelo menos, 5 minutos a recolher lixo das areias. É recomendável que você leve uma luva ou um apanhador mecânico, pois há o risco com o contato de materiais contaminados como seringas e agulhas, por exemplo.


2) Encoraje cada membro de sua família ou amigos a fazer o mesmo

Me lembro que durante a Copa do Mundo de 2014, sediada no Rio de Janeiro, toda a população ficou impressionada com a torcida japonesa que logo após o jogo recolheu todos os lixos que haviam sido produzidos durante a partida. Parece que não tem importância, mas o exemplo é a melhor forma de difundir um padrão de comportamento. Então, quando houver oportunidade, difunda essa atitude para o seu grupo de amigos, família e principalmente para as crianças. Quando você menos esperar, além de isto se tornar um padrão de comportamento para você e seus círculos de relacionamento, poderá influenciar outras pessoas ao redor a realizarem a mesma coisa.


3) Procure por grupos de conservação local que realizam este trabalho frequentemente


4) Participe de eventos especiais com o objetivo de limpar o litoral

Há diversos eventos especiais todo ano destinados a cuidar do oceano, das margens das praias, praias e outras áreas relacionadas à beira-mar. Algumas dessas atividades podem incluir replantio de algas marinhas ou vegetação de dunas para ajudar a conservar as dunas e a margem da praia e fornecer habitats para reprodução de peixes, portanto nem tudo é sobre lixo!


A meu ver, diversos grupos deveriam se interessar por este tipo de trabalho, são eles:

Banhistas, surfistas, donos de quiosques, donos de barcos, pescadores, alunos de escolas, donos de restaurantes na orla, escoteiros, universitários, etc. Enfim, qualquer grupo de pessoas que tenham um interesse em comum. Todos estes grupos direta ou indiretamente se beneficiariam de ter a praia limpa e automaticamente incrementariam a atividade turística, a beleza do local e a reprodução das espécies.


No Brasil, existem diversos grupos. Por isso, se você tem interesse em participar de alguns desses projetos, procure um poróximo a você. Tenho certeza que você ficará surpreso com a quantidade de organizações e grupos que existem.

Fontes:

http://pt.wikihow.com/Participar-de-uma-Limpeza-de-Praia

http://www.shorelinecleanup.ca/en

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page